sexta-feira, 28 de abril de 2017

COESÃO E COERÊNCIA

Você sabe o que é coesão e coerência? 
Coesão tem sempre a ver com a estrutura do texto, da conexão harmoniosa entre as partes do texto, das palavras, parágrafos, frases, etc. E para se ter coesão temos alguns elementos como:
Referências e reiterações- quando um termo faz referência a outro dentro do texto, repete aquilo que já foi dito, ou quando uma palavra é substituída por outra que tem com ela uma relação semântica.
Substituições lexicais- quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando ha repetição da mesma palavra.
Conectores- são conjunções, preposições, e advérbios conectivos, que estabelecem relações de dependências e ligações entre os termos.
Correlação dos verbos (coesão temporal e aspectual)- é a utilização correta dos tempos verbais, ordenando os acontecimentos de forma lógica e linear.

Coerência tem sempre a ver com as ideias que o texto quer passar, como ele quer que o leitor interprete, e para se ter coerência existe três princípios básicos:
 Princípio da não contradição- um texto não pode ter ideias ou situações que se contradizem entre si, ou seja, que quebrem a lógica.
Princípio da não tautologia- tautologia é um vício de linguagem, que é a repetição de alguma ideia, usando palavras diferentes. Só que quando há muita repetição de palavras ou termos,o texto corre o risco de ficar incoerente, ou seja não consegue passar uma informação completa.
Princípio da relevância- pedaços do texto que falam de assuntos diferentes, tornam o texto incoerente, por mais que eles tenham coerência individual, pois ferem o princípio da relevância pois as ideias e fatos não se relacionam entre si.

O ideal é que os textos sejam sempre coesos e coerentes para o melhor entendimento e interpretação.



3 comentários: